PÍLULAS DE CONHECIMENTO
Nesta aula o monstro sem cor apaga todas as cores do mundo e para trazê-las de volta duas crianças buscam a ajuda da fada das cores. Acompanha essa divertida aula e descubra se elas conseguirão resolver esse desafio.
EI05TS07JUA -Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano. EI05ET02 – observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultante de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Vocês sabem a importância do alfabeto? Neste episódio nós vamos conhecer o alfabeto e o mundo mágico das letras e os seus sons.
(EF01LP10). Nomear as letras do alfabeto e recitá‐lo na ordem das letras.
As fadas Alexsandra e Vaneça, em um passe de mágica se teletransportam para a Escola Estação do Saber e convidam crianças a formarem palavras, identificando o som inicial e final. Essa atividade certamente será empolgante para os pequenos!
(EI05EF08JUA) Identificar o som e a letra no início, fim das palavras. (EI05EF15JUA) Reconhecer a semelhança das palavras iniciadas e terminadas com o mesmo som.
Vocês sabem o que é LIBRAS? A Língua Brasileira de Sinais. Muito importante para que possamos nos comunicar com as pessoas que não escutam. Vamos aprender o alfabeto em LIBRAS?
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Sabe aquele bolo que a gente gosta de comer ou aquela torta especial para o lanche? É bem possível que você precise da receita para prepará-los. Mas você sabia que receita é um gênero textual? Quer aprender sobre ele? Assista esse episódio gostoso da TV Escola Juazeiro.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Nesse episódio nós vamos aprender a diferença dos sons das vogais e das consoantes e experimentar juntar esses sons para formar os pedacinhos que chamamos de sílabas.
HABILIDADES TRABALHADAS (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Todo mundo adora uma história encantada, ainda mais quando ela rompe com as nossas expectativas e nos aprensenta um final diferente do convencional. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender os elementos da narrativa. E é sobre isso que o próximo epsódio do Pílulas de Conhecimento irá abordar, apresentando uma história de princesa com um final… nada previsível.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa ao gênero pretendido.. (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, mini contos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias…
Nesse episódio, vamos brincar de juntar os pedacinhos ou sílabas, formando palavras diferentes.
(EF01LP09). Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Você sabe o que são marcas cinéticas? Então venha conosco nessa divertida aula e tente reconhecê-las.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Caro seguidor, sabemos o quão aconchegante pode ser a experiência de receber uma carta. Apesar de ser menos usual hoje em dia, a carta ainda pode ser uma ótima opção para surpreender alguém que você gosta, compartilhar uma informação importante ou manter contato com alguém que não tenha acesso às tecnologias atuais. A maior vantagem de escrever ou receber uma carta, é que ela pode ser guardada para sempre.
(EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura)
Nesta aula, Caio, um menino apaixonado por dinossauros, fica curioso para descobrir de onde vem o dia e a noite. E durante um dos seus sonhos ele é visitado pelo Sol. Será que suas perguntas foram respondidas? Assiste a essa aula e confere.
EI04ET08JUA – Desenvolver noções de tempo. (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Há quem ache o ensino da gramática uma coisa chata… mas aqui na TV Escola Juazeiro, isso não existe.
Aprenda sobre concordância verbal de forma simples e assertiva nesta aula super divertida.
EF07LP06 – Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.