ED. INFANTIL ETAPA I, II E III
Esta aula propõe a utilização de materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Como também, dispõe de fontes sonoras disponíveis no ambiente, em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI03TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. EI03TS03 – Utilizar fontes sonoras disponíveis no ambiente, em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. EI02CG06JUA – Identificar e localizar as partes do corpo.
Esta aula aborda as características físicas, base geométrica, observação das diferenças e semelhanças a partir da história “O patinho feio”, além de propor brincadeiras cantadas sobre o tema.
EI01TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características. EI02EO05 – Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. EI03CG08JUA – Imitar gestos e expressões fisionômicas.
A aula aborda a temática IDENTIDADE partindo do experimento “com espelho” para observar as características, identificar e nomear as partes do corpo. Além disso, propõe exercícios que trabalham a importância do nosso nome, coordenação motora e números com suas respectivas quantidades.
EI02EF05JUA – Conhecer diferentes textos e cantigas de roda. EI03CG06JUA – Identificar e localizar as partes do corpo, nomeando-as e associando-as à função a partir de brincadeiras e atividades práticas. EI03ET04JUA – Realizar contagem oral.
Esta aula expõe a variedade de nomes, bem como sua importância para a nossa identidade. Propõe ainda atividades com materiais reciclados, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora e a criatividade.
EI01CG05 – Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. EI02CG04 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora. EI03EO10JUA – Identificar e nomear as pessoas com quem convive.
Esta aula apresenta as partes do corpo com dobradura de papel, história, músicas e brincadeiras que abordam essa temática.
EI02CG05 – Identificar e localizar as partes do corpo. EI02TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas de expressão artística. EI02ET09JUA – Utilizar conceitos básicos de modo: (lento/rápido; depressa/devagar).
Esta aula apresenta a diversidade de famílias, demonstrando através da história “As famílias do mundinho”, que existem formações diferentes, com quantidades de pessoas, variedades de cores, preferências e emoções distintas.
EI02TS08JUA – Conhecer diferentes cores e formas. EI02CG08JUA – Imitar gestos e expressões fisionômicas. EI01ET03 – Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre elas.
EI03TS06JU – Manusear materiais diversos a fim de favorecer a construção de marcas gráficas através da escrita espontânea. EI01CG03JU – Participar do cuidado com o seu corpo e da promoção do seu bem-estar envolvendo cuidados básicos de higiene pessoal. EI01EO05 – Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Esta aula aborda a temática sobre “cores”, apresentando a história: ” A nuvenzinha que gargalhava cores”. Demonstrando ainda as possibilidades nas misturas de cores e os resultados provenientes delas, além de proporcionar experimentos caseiros.
EI01ET01 Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. EI02CG04 Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora. EI02CG07JU Praticar movimentos de preensão, encaixe, alinhavo e lançamento, ampliando as possibilidades de manuseio de diferentes materiais para o desenvolvimento da coordenação motora.
Esta aula apresenta os números partindo da “música 1,2,3 indiozinhos”, além de abordar a história “O indiozinho e o rio de ventos,” enfatizando a importância da preservação do rio e a valorização da cultura indígena, promovendo a confecção de uma peteca utilizando papel reciclado.
EI03TS04JUA – Manusear diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística. EI03EF04JUA – Seguir instruções a partir da compreensão das mensagens que ouço. EI03ET04JUA – Realizar contagem oral.
Esta aula aborda a temática sobre comidas preferidas, relacionando a história “Bem lá no alto” com as quantidades e propõe a produção de um coelhinho utilizando sacolas e papéis.
EI03ET10JUA – Relacionar e registrar quantidades. EI03ET09JUA – Identificar relações espaciais e temporais: dentro/ fora; em cima/embaixo; dia/noite; antes/depois. EI03ET04JUA – Realizar contagem oral.
Esta aula aborda noções de tamanhos através da história “Cachinhos Dourados e os três ursos”, além de explorar as relações espaciais (dentro/fora) manipulando materiais diversos, propondo a seleção por meio de tamanhos e cores variadas.
EI03ET03 – Classificar objetos considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). EI03ET08JUA – Identificar relações espaciais e temporais: dentro/ fora; em cima/embaixo; dia/noite; antes/depois. EI01ET03 – Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Esta aula aborda os animais, sons e características através de músicas, poema “Leilão de Jardim”, pintura e colagem com elementos da natureza.
EI03TS08JUA – Conhecer e nomear diferentes cores e formas, (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) relacionando-as a objetos do seu cotidiano. EI03TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística. EI03CG04 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora.
Esta aula apresenta as partes do corpo através de músicas, história cantada ” A tartaruguinha”, além de propor a confecção de um binóculo com rolinho de papel.
EI03ET09JUA – Utilizar conceitos básicos de modo: lento/rápido; depressa/devagar. EI03CG06JUA – Identificar e localizar as partes do corpo, nomeando-as e associando-as à função a partir de brincadeiras e atividades práticas. EI03TS08JUA – Conhecer e nomear diferentes cores e formas, ( círculo, quadrado, retângulo e triângulo) relacionando-as a objetos do seu cotidiano.
Esta aula aborda as moradias dos personagens da história ” Os três porquinhos”, noções de tempo através de músicas, atividades de sopro e produção de bolhas, utilizando tinta guache, detergente, meia e água.
EI02TS08JUA – Conhecer diferentes cores e formas. EI03EF06 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. EI03ET01- Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, nublado etc.).
Esta aula aborda os alimentos, apresenta formas de consumo da batata, além de propor a pintura com sacola, confecção de varal com materiais da natureza.
EI02TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística. EI02TS08JUA – Conhecer diferentes cores e formas, (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) relacionando-as a objetos do seu cotidiano. EI03TS06JUA – Manusear materiais diversos a fim de favorecer a construção de marcas gráficas através da escrita espontânea.
Esta aula apresenta a história “O gato xadrez” utilizando sacola interativa, explorando as cores, características… propõe ainda a confecção de um ábaco colorido com palitos de churrasco para selecionar macarrões por cores.
EI02EF06 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. EI02ET03 – Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). EI02ET09JUA – Utilizar conceitos básicos de modo: (lento/rápido; depressa/devagar). EI02TS02 Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Esta aula apresenta a cidade de Juazeiro através dos pontos turísticos e seus monumentos, além disso conta a história “O grande passeio”, propõe ainda a confecção de um porta-retrato utilizando palitos de picolé.
EI02TS04JUA -Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
EI02CG04- Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora.
EI03EO12JUA – Participar e interagir em atividades relacionadas às tradições culturais.
Esta aula apresenta as características dos animais através de músicas, contação de história e propõe a confecção de um fantoche que se movimenta com copo descartável, além de uma pintura com carimbo da mão.
EI03TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
EI03TS06JUA – Manusear materiais diversos a fim de favorecer a construção de marcas gráficas através da escrita espontânea.
EI03ET02 – Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
Add some content for each one of your videos, like a description, transcript or external links.To add, remove or edit tab names, go to Tabs.
EI02TS01- Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de músicas.
EI02TS03 – Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Esta aula apresenta a lenda regional do minhocão utilizando palitoche confeccionado em papel.
EI02EF06 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI03EF02 – Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
EI03EF07 – Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas etc.
Esta aula relembra a lenda do Minhocão além de apresentar a confecção de uma minhoquinha produzida com papel que se movimenta ao entrar em contato com água.
EI03TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
EI03TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfície, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI03CG04 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora.
Esta aula apresenta a dobradura do sapo com papel, além de músicas sobre os dias da semana, saudações de bom dia e boa tarde.
EI03ET06JUA – Conhecer algumas espécies da fauna da sua Região.
EI03TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
EI03EF04JUA – Seguir instruções a partir da compreensão das mensagens que ouve.
Esta aula apresenta a história “Os 5 sapinhos” utilizando balões, além de mágica dos números usando água e tinta.
EI03ET06JUA – Conhecer algumas espécies da fauna da sua Região.
EI03ET10JUA – Relacionar e registrar quantidades.
EI03EF06 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Esta aula propõe o estudo da letra “S” através de músicas e escrita na farinha de trigo.
EI03ET06JUA – Conhecer algumas espécies da fauna da sua Região.
EI03EF08 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI03EF11JUA – Identificar a letra inicial a partir das palavras trabalhadas dentro do contexto.
Esta aula aborda a importância da higiene bucal, através de músicas, escovação com a boca feita com tampinhas, além de propor a confecção de uma “boca” feita com macarrão e papelão.
EI03EF06 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI03TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfície, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI03CG04 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora.
Esta aula apresenta a história “A varinha Mágica”, além de músicas sobre o tempo, imaginação e brincadeiras cantadas.
EI03CG08JUA – Imitar gestos e expressões fisionômicas.
EI03TS07JUA – Expressar-se utilizando várias linguagens, desenvolvendo o processo de criação como forma de comunicação e expressão.
EI03EF02 – Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
Esta aula apresenta a confecção de uma varinha mágica utilizando papel e plástico para instigar a imaginação durante as brincadeiras.
EI03EF07 – Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes, ou peças teatrais assistidas etc.
EI03EF06 Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI03TS07JUA – Expressar-se utilizando várias linguagens, desenvolvendo o processo de criação como forma de comunicação e expressão.
Esta aula apresenta a produção de tinta caseira feita com repolho, beterraba, colorau, areia e café.
EI01ET01 – Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
EI03ET12JUA – Observar e experimentar transformações decorrentes de misturas de elementos e materiais.
EI03TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Esta aula apresenta a confecção de um quadro com colagens de elementos naturais, flores, folhas e gravetos, utilizando papelão e fita adesiva.
EI03ET05JUA – Conhecer algumas espécies da flora da sua Região. EI03TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfície, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02CG04 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora.
Esta aula apresenta a confecção de carimbos utilizando bandejas de isopor, além de propor a pintura do meio ambiente através de decalque usando o carimbo produzido.
EI01TS02 – Traçar marcas gráficas em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características.
EI02TS08JUA – Conhecer diferentes cores e formas.
Esta aula apresenta o reconto da história “O seu lugar”, além de conversa sobre o habitat onde cada animal mora e os cuidados que devemos ter com a natureza.
EI02ET06JUA – Conhecer algumas espécies da fauna que estão inseridas no cotidiano da criança.
EI03ET01- Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, nublado etc.).
EI03EF07- Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas etc.
Esta aula apresenta os tipos de moradias, além de propor a confecção de uma casa utilizando caixa de leite e palitos de picolé.
EI02TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
EI03TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfície, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI03EF04JUA – Seguir instruções a partir da compreensão das mensagens que ouve.
Playlist
Esta aula aborda o ciclo de vida da borboleta, como também realiza a leitura do poema “As borboletas” utilizando sacola mágica, propõe a confecção de um carimbo usando esponja e uma dobradura de papel.
EI03TS04JUA- Manipular diferentes objetos e materiais explorando suascaracterísticas, propriedades e possibilidades de manuseio,entrando em contato com formas diversas de expressão artística. EI03TS08JUA – Conhecer e nomear diferentes cores e formas (circulo, quadrado, retângulo e triângulo ) relacionando-as a objetos do seu cotidiano. EI03ET06JUA – Conhecer algumas espécies da fauna da sua Região.