Matemática
Esta aula apresenta “contação de histórias” com personagens da cultura popular, brincadeiras típicas e objetos criativos.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. (EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Esta aula apresenta atividades que contemplam a “contagem de números” de zero até nove.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como: jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, brincadeiras regionais, entre outros.
Essa aula aborda a importância e reconhecimento dos números para realizar a contagem de objetos, diferenciando em maior quantidade e/ou em menor quantidade, bem como, fazer estimativas e comparar os objetos em conjuntos ou individuais.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. (EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Esta aula apresenta novas estratégias para resolver e elaborar de forma autônoma problemas envolvendo as operações matemáticas, assim como, identificar e escrever os numerais.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais
A aula aborda como eixo central a “resolução de desafios”, envolvendo sequências numéricas, números ou imagens/objetos.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
A aula aborda a contagem exata de objetos por meio de agrupamentos em diferentes grupos.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Esta aula aborda o estudo das figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Esta aula aborda a contagem e análise de coleções diferentes, faremos comparação entre maior e menor, como também completar as coleções para ficarem com a mesma quantidade.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
A aula aborda como tema central a adição, como também detalha as estratégias para resolver problemas, envolvendo essa operação matemática.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Esta aula aborda a produção de escrita de uma data, especificamente dos dias e da semana. Apresentando ainda, formas para identificar as letras nos calendários, quantos dias têm numa semana e a ordem correta de observar/escrever os dias da semana.
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Esta aula apresenta os dias da semana e coloca o aluno como protagonista do pensamento criativo a partir da sua própria realidade da semana.
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Nesta aula a professora aborda sobre a comparação de pesquisas em gráficos e tabelas organizando os dados por meio de representação das imagens.
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até “n” elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Esta aula aborda adição usando a história dos três porquinhos.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.