PROGRAMA SABERES
Neste episódio vamos conversar e entender um pouco sobre a dança e suas expressões no nosso cotidiano e sua potência para o desenvolvimento cognitivo e corporal do ser humano.
(EFEJAAR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EFEJAAR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo‐se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
Neste episódio vamos reconhecer os textos escritos utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos, além de Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
(EF06ER04) Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas. (EF07ER07) Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos. (EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia). (EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
Neste episódio vamos conversar com profissionais que trabalham o empreendedorismo na zona rural de Juazeiro e que destinam o conhecimento para o desenvolvimento do projeto de vida das juventudes.
Reconhecer e explicar a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento coletivo; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
Nesse episódio vamos conhecer um pouco sobre o ensino do teatro na escola e como essa arte trabalha a memória, a criatividade e contribui para a transformação da sociedade e desenvolve quem pratica teatro.
EF03AR17BA) Produzir e contextualizar jogos teatrais para resolver situações em todos os lugares. EF02AR20BA) Reconhecer os diferentes elementos constitutivos do teatro, relacionando-os com suas utilizações e funções no cotidiano. (EF01AR18BA) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
Neste episódio vamos falar um pouco sobre atletisto, carreira esportiva e força para vencer na vida a partir do esporte. Caminhos e decisões que podem contribuir para o sucesso individual e coletivo dos alunos.
(EF67EF06BA) Realizar movimentos ginásticos e reconhecer as sensações afetivas e/ou sinestésicas, como prazer, medo, tensão, desagrado,enrijecimento, relaxamento, no processo de autoconhecimento da corporalidade. (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática. (EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
Nesse episódio serão debatidas possibilidades para as juventudes construírem caminhos e pontes para o sucesso profissional, bem como elucidar o desenvolvimento da autoestima, da autonomia e da produtividade para a vida.
Nesse episódio serão debatidas possibilidades para as juventudes construírem caminhos e pontes para o sucesso profissional, bem como elucidar o desenvolvimento da autoestima, da autonomia e da produtividade para a vida.
Nesta aula vamos entender um pouco sobre como a leitura da imagem pode nos colocar em universos expandidos de maneira a desenvolver nossa capacidade de interpretação, fala, escrita, criatividade e pensamento crítico. Além de contextualizar diferentes culturas e territórios.
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF07AR02BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção manual em Artes Visuais. (EF09AR01BA) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, através da prática do desenho, grafite, pintura, colagem, histórias em quadrinhos, dobradura, gravura, escultura, fotografia e vídeo.
Neste espisódio as entrevistas serão sobre esportes coletivos e como eles podem contribuir tanto para o protagonismo pessoal do indivíduo como para o desempenho em equiple, dialogando a prática esportiva com longevidade e saúde da vida e do corpo.
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo, taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
Nesse episódio vamos mergulhar no estado de concentração da mente, uma aventura de autoconhecimento para o controle dos caminhos e escolhas da jornada da vida.
(EF06ER02BA) Reconhecer o aumento da satisfação e produtividade para melhor compreensão da realidade. (EF08ER03BA) Reconhecer maiores níveis de resiliência e criatividade nos diálogos inter-religiosos. EF09ER03BA) Reconhecer a atenção plena na respiração e nos sentimentos e pensamentos.
Neste episódio conversamos sobre recursos, parcerias e oportunidades com um empreendedor que viaja o mundo empreendendo sua própria marca de roupas e também desenvolve oficinas de empreendedorismo para as juventudes.
Reconhecer a importância dos recursos para concretizar uma ideia e a necessidade de criar parcerias. Apresentar as etapas do plano de negócios. Apresentar a importância da identificação de oportunidades para criação de novos negócios. Relacionar ideias, oportunidades e riscos.
Este episódio aborda os jogos populares como uma forma de manutenção da saúde, melhoria do trabalho em grupo e resgate histórico da nossa ancestralidade. Tudo isso contextualizando ao ambiente pedagógico escolar.
(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. (EF67EF03BA) Experimentar e utilizar jogos como instrumento pedagógico.
Este episódio busca dialogar sobre papéis atribuídos às lideranças religiosas, além de refletir sobre a contribuição das manifestações culturais da fé para a sociedade.
(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas. (EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
Neste episódio a conversa será sobre empreendedorismo social e economia criativa, visando aproveitar esses conhecimentos para os estudantes desenvolverem técnicas para o trabalho, além de trazer para o foco da narrativa a gestão de vida e reconhecimento da própria história do estudante.
Discutir o papel do empreendedor social para a sociedade. Perceber a diferença entre empreendedorismo social e ação social. Despertar para o desenvolvimento sustentável.
Neste episódio o tema será o ensino de música e suas pedagogias. Como a música contribui positivamente para o despertar de percepções e sensações na vida pessoal e profissional dos estudantes.
(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.