ED. INFANTIL ETAPA IV E V
Esta aula aborda a importância da origem dos nomes, da certidão de nascimento e apresenta a história “O nome da gente”. Propõe experiências com a escrita de nomes e letras na areia.
EI04ET04 – Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade; EI04EF08JUA – Identificar o som e a letra no início das palavras; EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
Esta aula propõe a valorização e características físicas através das atividades de observação em espelho, desenho, como também autorretrato. Por meio da história “Quem sou eu?”, desenvolvendo-se a contextualização entre as partes do corpo e suas respectivas quantidades.
EI04EO04 – Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais vive.
EI05TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI05EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula define sobre formação familiar, a partir da história ” Um amor de família”. Assim como, propõe a contagem através de músicas usando os dedos.
EI05CG03 – Adotar hábitos de autocuidado, alimentação, conforto e aparência.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI05EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula apresenta o tema sobre frutas e preferências, partindo da história “A menina que não gostava de frutas”, abordando nomes e cores. Propondo experimentos com tintas, água, mágica, como também brincadeira cantada.
EI04TS07JUA – Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano.
EI05CG03 – Adotar hábitos de autocuidado, alimentação, conforto e aparência.
EI05EF09 – Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Esta aula apresenta as cores primárias e secundárias através de experimentos e mistura de tintas coloridas, além de explorar a história “Bom dia, todas as cores!”, que aborda o respeito às diferenças.
EI04EO04 – Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI05TS07JUA – Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano.
Esta aula apresenta a temática sobre moradia, trazendo a história “A lua cheia na casa sonolenta”, demonstrando os integrantes que habitam esse espaço. Propõe a confecção de um quebra-cabeça com papelão e palitos de picolé.
EI05ET14JUA – Conhecer e identificar os diferentes tipos de moradias.
EI05TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI04CG08JUA – Identificar características das diferentes fases da vida humana.
Esta aula apresenta a escola, a rotina nesse ambiente, os profissionais que nela trabalham, bem como histórias e possibilidades de brincadeiras a serem realizadas nesse espaço.
EI05ET15JUA – Conhecer os profissionais que trabalham na escola e suas respectivas funções.
EI05TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades epossibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
Esta aula aborda as emoções, sentimentos, como também demonstra através de jogos, contação de história e músicas.
EI04EO01- Demonstrar empatia, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. EI05EF01- Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), através de fotos, desenhos e outras formas de expressão. EI05EF16JUA – Observar, reconhecer, diferenciar e descrever diversos tipos de imagens.
Esta aula aborda os meios de transportes e as documentações necessárias para viajar, bem como a importância do nome para a identificação (apresentando a história “Quem sou eu?”), além da dobradura de barquinho.
EI04CG07 – Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. EI04TS06JUA – Reconhecer e reproduzir figuras geométricas planas. EI04ET16JUA – Reconhecer e nomear diversos meios transporte.
Esta aula aborda a alimentação saudável apresentando os alimentos através da história “Camilão, o comilão”, contextualizando com os numerais e suas respectivas quantidades, além de propor confecção de quebra-cabeça com frutas e palavras.
EI04CG03 – Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
EI04CG09JUA – Demonstrar cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e com saúde de forma geral.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
A aula retrata sobre o nome dos animais e suas características através da contação de história “A girafa pescoçuda”, como também apresenta a música “1,2,3 indiozinhos”. Demonstrando ainda a confecção dos dedoches de animais, produzidos com formas geométricas.
EI04ET11JUA – Conhecer espécie da fauna e suas características.
EI05CG07 – Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de história, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI05TS06JUA – Reconhecer e reproduzir figuras geométricas planas.
Esta aula apresenta os instrumentos musicais, explorando suas características e demonstrando as possibilidades de sons, além de propor um desafio de adivinhações.
EI05TS03 – Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI05TS08JUA – Interpretar musicas e canções diversas considerando seus ritmos.
EI05TS01 – Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Esta aula aborda o leite e seus derivados com a contação da história “A menina do leite”, apresentando os animais e os produtos produzidos por eles. Propõe a confecção de fantoche com a vaquinha feita de papel.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI04EF03 Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
EI04ET11JU Conhecer espécies da fauna e suas características.
Esta aula apresenta as formas geométricas relacionando-as a objetos do nosso cotidiano, reconta a história “O pintinho quadrado”, além de propor uma caça ao tesouro e a montagem das formas utilizando palitos ou tirinhas de papel.
EI04TS06JUA – Reconhecer e reproduzir figuras geométricas planas.
EI04TS07JUA – Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
Esta aula aborda os números e suas respectivas quantidades através da música “A barata diz que tem”, apresenta a história “Quem quer casar com a Dona Baratinha?”, com seus personagens além de propor um jogo da velha (reciclável com papelão e tampinhas de garrafa).
EI04EF09 – Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
EI04ET05JUA – Relacionar e registrar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois em uma sequência.
EI04ET06JUA – Organizar e completar sequência e seriação.
Esta aula apresenta a história “A festa no céu”, aborda os animais e suas características, propõe a confecção do tambor utilizando lata de leite e papéis coloridos, explora grandeza de tamanhos, realizando a comparação de objetos.
EI04ET08JUA – Desenvolver noções de tempo.
EI05CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI05TS01- Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Esta aula apresenta a história da boneca Emília, abordando personagens do Sítio do pica-pau amarelo, utilizando palitoches, além de realizar a confecção de um fantoche de papel.
EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI04EF03 – Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
Esta aula aborda o cuidado que a mãe tem com seus filhos, apresenta a história “Cadê a minha mamãe?” utilizando palitoches, além de produzir uma flor com bandeja de ovos.
EI04EF03 – Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
EI04ET11JUA – Conhecer espécies da fauna e suas características.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Esta aula aborda as moradias apresentando a história “Os três jacarezinhos e o javali bundudo”, os dias da semana com músicas e propôs a dobradura de uma árvore utilizando rolo de papel.
EI04ET14JUA – Conhecer e identificar os diferentes tipos de moradia.
EI05EO01 – Demonstrar empatia, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI05CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI05CG07 – Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Esta aula aborda os números e suas respectivas quantidades, traz a parlenda “A galinha do vizinho”, propõe a utilização de uma caixinha de contagem usando bandeja de ovos e tampinhas de garrafa, além de apresentar a história “A galinha ruiva”, e o experimento do grão de feijão no algodão.
EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI04ET05JUA – Relacionar e registrar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois em uma sequência.
EI05ET13 – Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Esta aula apresenta os sentimentos através da história “A ilha dos sentimentos”, exibindo a boneca das expressões, músicas e propõe a dobradura de um barquinho de papel para que a criança reconte a história utilizando esse recurso.
EI05EO01 – Demonstrar empatia, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI05CG01- Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano, quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI05TS02 Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Esta aula aborda a alimentação saudável apresentando a história “A cesta da Dona Maricota”, demonstrando de forma lúdica, quais alimentos fazem bem para a saúde, além de propor a confecção de um quebra-cabeça das frutas utilizando papelão.
(EI05CG03) – Adotar hábitos de autocuidado, alimentação, conforto e aparência.
(EI05TS04JUA) – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
(EI05EF06JUA) – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula aborda a tradição dos festejos juninos, as características da festa, os principais personagens, brincadeiras e comidas típicas dessa época do ano. Propõe ainda a confecção de balão junino, utilizando papel.
EI05EO05 – Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI04EO10JUA – Reconhecer e respeitar aspectos relativos às tradições culturais de sua família, comunidade e de outros grupos.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
Esta aula aborda os festejos juninos através da história “Uma folha de papel”, que se transforma em bandeirola, apresentando músicas sobre o tema e propõe a confecção de bandeirinhas juninas.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI05TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI04EO10JUA – Reconhecer e respeitar aspectos relativos às tradições culturais de sua família, comunidade e de outros grupos.
Esta aula apresenta a técnica de pintura alusiva, e a xilogravura com bandeja de frios.
EI05TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI05CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
Esta aula aborda o estudo da palavra Juazeiro, identificando as letras iniciais e finais, além da escrita das letras na caixa de areia.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI05EF08JUA – Identificar o som e a letra no início, fim das palavras.
EI05ET05JUA – Relacionar e registrar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois em uma sequência.
Esta aula apresenta a brincadeira água e terra utilizando as palavras Juazeiro e Petrolina.
EI05CG07 – Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI05CG05JUA – Utilizar habilidades de força, velocidade, resistência, flexibilidade, ampliando progressivamente o uso do próprio corpo com destreza no espaço.
EI05CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
Esta aula apresenta diversas cantigas de roda utilizando a caixinha musical.
EI04CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI04TS05JUA – Expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da música.
EI04EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula apresenta o reconto da história “O mundinho do rio” de Cisto Bandeira e Vanderléia.
EI04EF01 – Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), através de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI04EF05 – Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI04EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
A aula apresenta a confecção de uma dobradura de peixe, além de apresentar oralmente os nomes de algumas espécies de peixes do rio São Francisco.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI04ET11JUA – Conhecer espécies da fauna e suas características.
Esta aula apresenta a brincadeira peixe-vivo utilizando tecido, além da confecção do barquinho de papel.
EI04CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI04CG06 – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI04TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Esta aula propõe a contagem e a relação entre os números as suas respectivas quantidades utilizando tampinhas de garrafa pet.
EI04ET05JUA – Relacionar e registrar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois em uma sequência.
EI04EF12JUA – Diferenciar letras, números e símbolos.
EI04EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula apresenta as letras utilizando o recurso “Senhor Alfabeto”.
EI04CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI04EF08JUA – Identificar o som e a letra no início das palavras.
EI04EF12JUA – Diferenciar letras, números e símbolos.
Esta aula apresenta “A branca de neve e os 7 anões” utilizando a lata de histórias.
EI04CG04JUA – Desenvolver a memória musical.
EI04EF03 – Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
EI04EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto lido.
Esta aula apresenta as formas geométricas e propõe a confecção utilizando palitos de picolé, além da observação para encontrar objetos que tenham o mesmo formato das formas estudadas.
EI04TS06JUA – Reconhecer e reproduzir figuras geométricas planas.
EI04TS07JUA – Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano.
EI04ET03 – Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Esta aula propõe brincar de enfiagem, confeccionado com papel, papelão, barbante e ilustrando com desenhos feitos pelas crianças.
EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI04ET03 – Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EI04TS02- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Esta aula propõe a dinâmica do espelho para observação e reconhecimento das características físicas, confecção da ficha do nome com identificação da letra inicial e final, além da escrita das letras no fubá.
EI04EF07JUA – Reconhecer seu nome escrito em letra bastão, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
EI04EF12JUA – Diferenciar letras, números e símbolos.
EI04EF08JUA – Identificar o som e a letra no início das palavras.
Esta aula apresenta a caixinha junta-junta utilizada para contagem, exemplificando como funciona a adição e o desenvolvimento de noções em quantidades.
EI04ET05JUA – Relacionar e registrar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois em uma sequência.
EI05ET24 – Desenvolver noções sobre quantidades relacionadas a dezena e dúzia.
EI05ET17JUA – Desenvolver noções de adição e subtração utilizando material concreto.
Esta aula apresenta a confecção de uma lagarta utilizando bandeja de ovos.
EI04TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e comunicar-se.
EI04TS07JUA – Identificar e nomear as cores primárias e secundárias, relacionando a objetos do seu cotidiano.
EI04ET02- Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Playlist
Esta aula aborda a alimentação saudável apresentando a história “A cesta da Dona Maricota”, demonstrando de forma lúdica, quais alimentos fazem bem para a saúde, além de propor a confecção de um quebra-cabeça das frutas utilizando papelão.
EI05CG03 – Adotar hábitos de autocuidado, alimentação, conforto e aparência.
EI05TS04JUA – Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com as formas diversas de expressão artística, ampliando suas possibilidades de se expressar e
comunicar-se.
EI05EF06JUA – Identificar oralmente informações explícitas em um texto
lido.