História
Esta aula identifica conexões entre as sociedades da Europa, Africa e da Ásia no contexto das navegações. Também aponta a complexidade e interações nos processos sociais entre povos de culturas distintas.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Nesta aula o professor aborda sobre as grandes navegações, relatando acontecimentos dentro deste contexto, as razões, como também os principais objetivos que levavam os portugueses a viajarem .
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Esta aula aborda a Revolução Francesa entre os anos de 1789 e 1799, que foi marcado o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Desse modo o professor apresenta, ainda as imagens para facilitar a aprendizagem.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Esta aula apresenta os impactos da revolução industrial na produção das diferentes culturas e povos.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Esta aula aborda as tensões e o significado dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários.
(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Esta aula inicialmente apresenta o conceito geográfico sobre o mar mediterrâneo, como também a localização, melhoria da economia por meio da navegação. Além disso, detalha as origens das comunidades e as civilizações no decorrer dos processos desses históricos.
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
Esta aula aborda os processos que ao longo do reinado fortaleceram os poderes dos reis. Apresentando os tipos de processos (barganhas) usadas pela burguesia para aproximação dos reis, e como isso influenciava no fortalecimento do reinado.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Nesta aula o professor aborda como compreender os pressupostos iluministas, o surgimento da filosofia das Luzes e reação crítica ao Antigo Regime, além disso ensina a relacionar os princípios iluministas com o surgimento da sociedade moderna.
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Esta aula aborda os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
A aula aborda o contexto histórico nacional no período do Primeiro Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Esta aula aborda os processo de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política, com ênfase na revolução.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.