Ciências
Esta aula aborda a identificação das substâncias que ocorrem na vida diária, com base nas suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
A aula define o conceito sobre as propriedades dos materiais, destacando os experimentos entre a condutibilidade e a solubilidade.
EF05CI01 – Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Esta aula aborda inicialmente uma breve revisão sobre a água (solvente universal) e apresenta como eixo principal fenômenos que são encontrados na vida cotidiana (condutibilidade térmica e elétrica).
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Esta aula aborda o experimento de fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.),entre outras.
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.),entre outras.
Esta aula aborda as propriedades físicas dos materiais, apresenta ainda as características que tais materiais apresentam: densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas…. Levando em consideração suas existências em nossa vida cotidiana.
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Nesta aula a professora aborda sobre as transformações reversíveis e irreversíveis realizando experimentos científicos como fonte de investigação mostrando essas transformações.
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Esta aula aborda sobre o que acontece dentro do corpo humano durante a ingestão de alimentos e quais os órgãos responsáveis por esse processo no sistema digestivo.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Essa aula aborda o conceito, as características, formas de transmissão sobre os microrganismos, além disso, esclarece que esses microrganismos podem ocasionar doenças.
(EF04CI08JUA) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Promover reflexão, a partir de campanhas sanitárias sobre uso da água e relação com a saúde.
Esta aula faz a Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório.
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.