Geografia
Esta aula aborda como eixo central os “ambientes de vivência e o modo de vida das crianças”. Apresenta também, os locais por meios de mapas e fotografias, assim como as regiões do Brasil e suas respectivas atividades culturais.
(EF02GE02JUA) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças, primando pela cultura dos povos juazeirenses. (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Esta aula aborda as semelhanças entre o espaço urbano e rural, destacando o dialogo entre os dois alunos, que trocaram ideias sobre as diferentes culturas das suas comunidades (sede e interior).
EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. (EF01GE02JUA) Analisar as características e as formas de ocupação dos espaços da cidade de Juazeiro.
Nesta aula a professora aborda sobre as paisagens naturais, humanizada ou cultural apresentando os diferentes elementos que compõem.
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos ares de vivência, comparando-os a outros lugares.
A aula apresenta como tema central a realização de atividades cotidianas com os diferentes locais. Sempre relacionando as diferentes atividades com as características dos locais, como também com os profissionais que executam as atividades.
(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
A aula aborda as funções, como também o uso inadequado da água.
(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Esta aula aborda as formas de visualizar os objetos, como também localizar tais objetos. Apresentando ainda, os tipos de visão de acordo com a forma que olhamos os objetos.
(EF02GE10JUA) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola* ou ainda de suas comunidades.
Esta aula aborda os dias e as noites. Apresentando as atividades cotidianas que são realizadas em cada turno do dia, bem como, as possíveis variações climáticas que podemos encontrar nos diversos períodos do dia (manhã, tarde e noite). Traz também as características dos turnos e quais astros influenciam em tais turnos, como o sol e a lua, relacionando ainda o lado em que cada astro nasce.
(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.)
Esta aula aborda como tema central a localização de pessoas e objetos no espaço, usando pontos de referências. Apresentando formas de aplicar princípios básicos de localização, como direita, esquerda, em cima, embaixo para localizar e chegar em determinados locais.
(EF02GE10JUA) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola * ou ainda de suas comunidades.