Português
Esta aula apresenta uma análise dos efeitos de sentido decorrentes ao uso de mecanismos referente a intertextualidade, apresentando paráfrase e pastiche.
HABILIDADES TRABALHADAS: (EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, Artes Visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos‐minuto, vidding, dentre outros.
Esta aula aborda a análise dos efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como: ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
HABILIDADES TRABALHADAS: (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como: ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
Esta aula apresenta os efeitos de sentido provocados ao uso de recursos da intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários originais e a paródia.
HABILIDADES TRABALHADAS: (EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, Artes Visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos‐minuto, vidding, dentre outros.
Esta aula apresenta o conceito, características e estruturas gênero textual fábula contemporânea, incluindo as estratégias de compreensão, como também interpretação textual.
HABILIDADES TRABALHADAS: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda contos diversos, expressando a compreensão, interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente. Respeitando o ritmo, pausas, hesitações, entonação, indicados tanto pela pontuação, quanto por outros recursos gráfico editoriais, como: negrito, itálico, caixa‐alta, ilustrações etc.
HABILIDADES TRABALHADAS (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas(compartilhadas ou não com o professor)de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto juvenil, contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos desanimais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, quer espeite o ritmo, as pausas, as hesitações, entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico editoriais, como negritos, itálicos, caixa‐alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de áudio books de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto deforma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.),empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinéticos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à Produção de textos orais. Situação de compartilhamento em questão.
Esta aula expõe o assunto sobre “análise sintática”, destacando como termo da oração o “predicado”. Além disso, apresenta o conceito e estratégias para identificá-lo na frase/oração”.
HABILIDADES TRABALHADAS (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominais e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
Esta aula aborda o gênero textual crônica e suas temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Nesta aula a professora apresenta o gênero textual Romance, detalhando: o conceito, características, estrutura, como também sua importância para o estudo da literatura. Promovendo momentos agradáveis de acordo com a situação a ser trabalhada.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
A aula traz como tema central o gênero textual charge, além disso apresenta os elementos constituintes do gênero, como: características, estrutura, tipologia textual, dentre outros. Outrossim, são as estratégias estabelecidas para identificar e compreender esse tipo de gênero textual.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
A aula aborda o gênero textual miniconto, apresenta todos os elementos constituintes de tal gênero, bem como, apresenta métodos de leitura e compreensão dos textos desse gênero textual.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contoscontemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos, levando em conta características de alguns gêneros textuais e suportes, como: contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, dentre outros.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
A aula aborda o conceito de Fábulas Contemporânea, trazendo suas principais características e abordando a leitura de alguns textos desse gênero.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, mini contos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda o uso de recursos para dar coesão ao texto utilizando as conjunções.
(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
A aula aborda o gênero textual poema, além disso traz estratégias para identificar um poema através dos elementos constituintes do gênero, bem como as formas para leitura e interpretação.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Nesta aula a professora indica estratégias para leitura e interpretação do gênero textual charge, levando também o aluno a refletir e se posicionar sobre os acontecimentos na sociedade.
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar‐se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Esta aula aborda as figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
A aula aborda todos os elementos constituintes do Gênenero Textual Charge.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif,comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.