Português
Nesta aula a professora conceitua concordância nominal, apresentando algumas regras e dando exemplos com resoluções de exercícios onde você aprenderá como utilizar conhecimentos linguísticos para produzir um texto.
(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominais e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
Esta aula aborda os gêneros textuais Conto e Mini Conto pontuando o conceito, características, tipologia textual (narrativa) e estrutura do texto.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, mini contos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda o novo acordo ortográfico, assim como as alterações no alfabeto (novas letras que integraram o alfabeto), ainda teremos exemplos de palavras que perderam a acentuação e acentos que não são mais utilizados.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominais e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
Esta aula propõe a leitura, de forma autônoma do estudante, mediada pela professora, visando reconhecer os elementos marcantes do gênero textual apresentado, “poema”.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, mini contos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Add some content for each one of your videos, like a description, transcript or external links.To add, remove or edit tab names, go to Tabs.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
Esta aula apresenta diferentes obras literárias para discutir as possibiliades de diferentes gêneros textuais.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula apresenta o gênero textual Conto Contemporâneo e suas caraterísticas.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, cibe poema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas ,autores.
A aula apresenta os elementos constituintes do gênero textual fábula contemporânea, como também as características e as técnicas para identificação, leitura e compreensão.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, mini contos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda o conceito e todos os elementos constituintes do gênero textual charge.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
Esta aula aborda estratégias de leitura adequada a diferentes objetivos e levando em conta as características dos gêneros textuais.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula apresenta as conjunções coordenativas e as relações lógica discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções.
(EF78LP07JUA) Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios.
(EF89LP03)Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Esta aula aborda o conceito e as principais características do gênero Charge, além disso apresenta resoluções de questões contextualizadas.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
A aula aborda o conceito, características e exemplos sobre as conjunções, como também detalha estratégias para identifica-las nos textos.
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma‐padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.