Português
Esta aula aborda o gênero textual carta do leitor, apresentando as características, estrutura, como também expõe as técnicas corretas para a identificação do gênero textual.
(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra‐argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando‐se frente à questão controversa de forma sustentada.
A aula aborda como tema central o gênero textual crônica narrativa, como também apresenta os elementos constituintes do gênero, além disso, reforça as formas para identificar e quais características estão presentes nas crônicas narrativas.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Esta aula aborda textos multissemióticos, como também detalha o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica), produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, dentre outros.
(EF69LP05A) Inferir, em textosmultissemióticos, o efeito de sentido(humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos,pontuação,entre outros.
Nesta aula a professora aborda sobre histórias em quadrinhos e apresenta a relação entre imagem e texto verbal, não verbal e mista na atribuição de sentido ao texto.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda como tema central o gênero textual conto popular e os elementos constituintes do gênero.
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil –, contar/ recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações e a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico‐editoriais, como negritos, itálicos, caixa‐alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais, e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão. Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Esta aula aborda o conceito do gênero textual Autobiografia, levando em consideração suas principais características, estrutura e aplicações.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda o estudo de pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos da língua portuguesa.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
Esta aula expõe os elementos constituintes do gênero textual tirinha, além disso apresenta questões contextualizadas com o intuito de aprimorar a aprendizagem do aluno.
(EF69LP05A) Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
Esta aula aborda a importância do uso correto na escrita de palavras, como também, apresenta estratégias para escrita e leitura de palavras (compostas e derivadas, formadas por letras que apresentam a mesma fonologia).
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.