Português
Esta aula apresentando a função social, característica e estrutura do gênero textual carta.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Esta aula aborda algumas classes gramaticais, como: pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Trazendo-os como recurso coesivo anafórico na produção textual.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
Esta aula aborda os gêneros textuais (dramático e tirinhas), apresenta também, as características, estrutura, bem como, estratégias de leitura e identificação dos elementos que constitui cada gênero.
(EF05LP01JUÁ) Ler e compreender, com autonomia, relatos de experiências dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Esta aula aborda o estudo sobre “carta pessoal e reclamação”, dentre outros gêneros textuais do campo da vida cotidiana. Exemplificando as convenções e estrutura do gênero textual, como também explorando a tipologia textual (opinião, argumentos levantados…), considerando ainda a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos problema, opinião, argumentos),considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Esta aula aborda a tonicidade (sílaba tônica) das palavras, como: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Esta aula aborda a importância, como também estratégias para conhecer, compreender, identificar os Gêneros Textuais Tirinhas e História em Quadrinhos.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
Esta aula aborda os gêneros textuais anedotas, tirinhas e as suas características, considerando a situação comunicativa e a finalidade.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
A aula aborda a produção de textos, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto‐final, ponto de exclamação, ponto de Interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto‐final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
A aula aborda estratégias de leitura de textos multissemióticos, mostrando os elementos constituintes de tais textos.
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político‐cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
A aula traz o conceito, características e estrutura do gênero textual tirinha, como também apresenta estratégias para interpretação e compreensão textual.
(EF05LP01JUÁ) Ler e compreender, com autonomia, relatos de experiências dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
A aula aborda o conceito e as características dos gêneros textuais História em quadrinhos e Tirinhas.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Nesta aula a professora aborda sobre Anedota e Piada que é um recurso humorístico utilizado na comédia e na vida cotidiana, apresentando os elementos constituintes do gênero.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Esta aula aborda expectativas em relação ao texto trabalhado (pressuposições antecipadoras dos sentidos e função social do texto), apoiando‐se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do texto.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando‐se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Esta aula aborda a diferença e como identificar o fato e a opinião.
(EF03LP03JUA) Identificar e reproduzir, em cartas pessoais, ficcionais e diários, dentre outros gêneros, os recursos léxico‐ gramaticais, como verbos no passado, a formatação própria desses textos: relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas, e a diagramação: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.
A aula aborda estratégias de leitura, trazendo como eixo central o uso de informações explícitas, estratégias de interpretação e compreensão textual.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
A aula aborda a leitura sob uma versão alternativa de obras da literatura.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Esta aula aborda os elementos constituintes do Gênero Textual Poema, além disso, utiliza textos como exemplos para dentificar a estrutura do Gênero e a diferença entre versos e rimas.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas( sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros).