Português
Esta aula possibilita, através do gênero textual fábula, inferir o sentido de expressões desconhecidas.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Esta aula apresenta atividades que facilitam identificar a ideia central do texto (demonstrando compreensão global).
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Esta aula apresenta o conceito e exemplos sobre “informações implícitas” em gêneros textuais.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Esta aula aborda pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
Esta aula apresenta reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos ‐agem, ‐oso, ‐eza, ‐izar/‐isar.
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos ‐agem, ‐oso, ‐eza, ‐izar/‐isar (regulares morfológicas).
Nesta aula a professora aborda como conhecer e identifica os diferentes tipos de pronomes: pessoais, possessivos e demonstrativos, exercitando através de Quis com o objetivo de promover a aprendizagem.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
Esta aula aborda as variações das palavras em gênero e número, além disso apresenta a revisão das classes gramaticais, como: substantivo, artigo e adjetivo.
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
Esta aula aborda receitas como textos injuntivos instrucionais. Apresentando os elementos constitutivos de tal gênero, relacionando os elementos para identificação, compreensão e leitura desse tipo de texto.
(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, texto injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico‐visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Esta aula aborda diferentes tipos de cartas, analisando a estrutura e as características principais.
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
A aula aborda como tema gerador, as diversas estratégias de leitura, formas de identificar informações implícitas e explicitas em textos de diversos gêneros textuais, como também especifica o conceito, estrutura e características do gênero textual notícia.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando‐se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
A aula aborda o conceito sobre função dos sinônimos e dos pronomes na oração.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Esta aula aborda textos e o uso de produção textual com os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
A aula aborda o uso correto do CH e/ou do X nas palavras, uma vez que apresentam o mesmo som, como também apresenta estratégias para identificar o uso apropriado do CH ou X na formação das palavras, bem como na leitura.
(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Nesta aula a professora aborda sobre o conceito de pronomes, sua função nas diferentes situações de comunicação oral e escrita.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico.
Esta aula aborda a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participam cotidianamente (a casa, rua, comunidade e a escola) e nas mídias impressas, de massa e digital.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Esta aula aborda a história da carta ao logo do tempo e sua evolução.
(EF15LP01)Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
A aula apresenta a importância sobre o uso dos acentos agudo e circunflexo, detalhando sua utilização nas palavras, a formação de sentido tanto na escrita quanto na leitura.
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em ‐i(s), ‐l, ‐r, ‐ão(s).