Português
Esta aula aborda a leitura de texto e Identificação da ideia central, demonstrando compreensão ao que foi lido.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando‐se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e Compreensão em leitura. relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula destaca alguns elementos constituintes do texto, como: compreender, identificar a ideia central do texto relacionando sua forma de organização e também a sua finalidade.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula aborda o conceito, estrutura, origem, exemplos e características dos gêneros textuais.
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, Forma de composição de em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – “modo de fazer”). (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo‐o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Esta aula aborda as funções dos gêneros textuais do cotidiano, bem como sua importância na compreensão do universo linguístico presente em nossa rotina diária.
(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/ finalidade do texto.
Esta aula tem por objetivo apresentar os diferentes gêneros textuais que se apresentam no campo da vida cotidiana, desenvolvento a autonomia dos estudantes para ler, compreender, planejar, produzir e até criar os seus próprios textos.
(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico‐visuais, considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto. (EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/ finalidade do texto.
Esta aula apresenta o conceito, estrutura e todas as característica constituintes do gênero textual Carta Pessoal.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
A aula traz o ditado e a construção de palavras como ferramenta no processo de leitura.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto‐final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Nesta aula a professora aborda a “festa de aniversário” para trabalhar lista de convidados (em ordem alfabética), associando o produto com a letra inicial e final como também os fonemas.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula aborda inicialmente uma breve revisão sobre a importância das listas em ordem alfabética para a realização de atividades diárias. E como tema central apresenta o” reconto literário”, trazendo os atores envolvidos nesse reconto, bem como, formas de recontar os textos literários.
(EF15LP09) Expressar‐se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando‐se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Esta aula aborda a classificação das palavras usando a parlenda e ditado.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
A aula apresenta o conceito, como também a sua importância na pronúncia e as diferenças dos grafemas e fonemas.
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Esta aula aborda o espaçamento das palavras.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Esta aula aborda uma roleta de brinquedos analisando as palavras e o som, sílaba inicial, medial e final.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Esta aula aborda as classificações das sílabas tônicas, como: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
(EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras classificando – as em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Esta aula aborda a função dos sons emitidos com os sons nasais formados por Til, M e N.
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Esta aula aborda a importância das cantigas de roda no processo da alfabetização e conhecimentos da matemática. Além disso apresenta as cantigas de roda para exercitar a leitura, escrita, reconhecimento das letras e palavras.
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.