Português
Esta aula apresenta o conceito, função e a oralidade das sílabas, letras (iniciais e finais), assim como o alfabeto, vogais e consoantes.
EF15LP19 – Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. EF02LP02 – Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Essa aula aborda como eixo central o alfabeto, assim, apresenta estratégias para identificar as vogais, consoantes, letras maiúsculas usadas no inicio de palavras, letras minúsculas, bem como, segmentar as palavras em letras e/ou sílabas.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto-final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
Esta aula apresenta as letras do alfabeto e ensina relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras).
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
A aula aborda o Gênero Textual Lista em seus diversos temas. Além disso, analisa os diferentes tipos de lista e demonstra por meio de classificação temática as palavras em seus perspectivos contextos.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula localizaremos informações explícitas em textos infantis, identificando informações dos personagens, dos fatos ocorridos e os cenários.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
Esta aula aborda o gênero textual slogan, veremos que é um gênero do nosso dia a dia e podemos encontrar em vários ambientes. O slogan é um texto informativo e nos ajuda a entender sobre campanhas de saúde ou segurança publica e até mesmo da educação.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.
Esta aula aborda a releitura e revisões de textos produzidos com a ajuda do professor incluindo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e a aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
A aula aborda como tema central o alfabeto, além disso traz o uso das letras na formação de palavras.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos
Esta aula traz a alfabetização por meio de histórias (contos), além disso, apresenta as letras, separação silábica, bem como a formação de palavras a partir das letras e sílabas.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
Esta aula apresenta as características, como também a exposição de poemas visuais..
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Esta aula aborda o trava língua dentre outros gêneros textuais do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, como também relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor quadras, quadrinhas, parlendas, trava- línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula aborda a segmentação de palavras em sílabas, traz também as possibilidades de remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Esta aula aborda a copia de textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
Nesta aula você aprenderá a reconhecer o gênero textual tirinhas presente em diversas esferas de circulação para interpretar de maneira crítica reconhecendo suas principais características.
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas, com a ajuda do professor e com certa autonomia, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Esta aula aborda a apreciação e a análise de poemas, levando em conta as principais características desse gênero textual.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
A aula aborda o conceito, características e estrutura do gênero textual Fábula, além disso indica estratégias de interpretação e compreensão textual.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Esta aula aborda a identificação de letras e a formação de palavras por meio de canções.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Nesta aula a professora realiza a leitura de quadrinhas, como também, apresenta os elementos constituintes do gênero textual (estrutura, estrofes, versos, rimas…). Detalhando ainda o sistema alfabético e a produção escrita das crianças no início da alfabetização.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor quadras, quadrinhas, parlendas, trava- línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Esta aula aborda a alfabetização por meio da leitura de histórias, como também, inclue algumas técnicas para trabalhar a identificação das letras, sílabas e formação de palavras.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.