Matemática
Esta aula apresenta a origem e conceito do sistema de numeração decimal, assim como as características (separação por classes e ordens), leitura, escrita, comparação, separação, decomposição de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
EF06MA01- Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
EF06MA02 – Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Nesta aula o professor explora situações que envolve números racionais na reta numérica, mostrando a forma decimal e fracionária, como também resolvendo questões com números racionais.
(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
Esta aula aborda a relação dos números naturais com as operações de multiplicação e divisão, bem como as estratégias de cálculos entre os múltiplos e divisores.
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com as quatro operações (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas e ideias contidas nas mesmas, sem o uso da calculadora.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Esta aula aborda as medidas de cumprimento e as unidades padronizadas de área, diferenciando perímetro de área e lado, veremos também em qual situação devemos utilizar as medidas de: m², cm² e km².
(EF07MA29) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Esta aula aborda resoluções de problemas que envolvam medidas de superfícies, tanto de pequenas superfícies quanto de medidas em quilômetro quadrado. Veremos ainda noções de metro quadrado, estimativas, área e perímetro.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Esta aula aborda situações que envolve dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, dentre outros. Apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos, além de redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos como objetivo de sintetizar conclusões.
A aula aborda o conceito, estratégias para resoluções de questões problemas, envolvendo potenciação com os números naturais.
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
Esta aula aborda problemas com números naturais, envolvendo as noções sobre divisores e de múltiplos, podendo incluir o “máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum”, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Esta aula apresenta métodos para identificação e resoluções de questões envolvendo operações com números decimais.
(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
Esta aula aborda problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora em contextos de educação financeira, dentre outros.
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Esta aula aborda a resolução de problemas com expressões numérica e seus fatores.
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Nesta aula o professor resolve cálculos com os termos da adição e subtração com números racionais na forma decimal.
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
A aula apresenta a resolução de situações problemas envolvendo a divisão e multiplicação com os números decimais. Traz também, variadas estratégias para reconhecer o problema e resolve-lo.
(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
Esta aula aborda a resolução de situações-problemas envolvendo divisão de números decimais.
(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
Esta aula aborda a resolução de situações-problemas envolvendo cálculos de potenciação.
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Esta aula aborda o conceito sobre “a divisão com números decimais”, como também, apresenta estratégias para resolução de questões.
(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
Esta aula aborda como tema central os números inteiros, além disso apresenta estratégias para identificar um número inteiro, bem como, formas de resolver problemas que envolva tal assunto.
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá‐los a pontos da reta numérica e utilizá‐los em situações que envolvam adição e subtração.