Matemática
Esta aula visa reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, de modo a sistematizar suas principais características.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais.
Esta aula apresenta os números decimais com ênfase aos números naturais, decomposição e leitura de números.
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Esta aula traz o ponto cartesiano como eixo central e apresenta informações que leva o aluno a identificar os pontos em reta numérica, bem como, estratégias para localizar objetos em pares ordenados.
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
A aula apresenta a resolução e elaboração de questões problemas, envolvendo as operações com números decimais. Traz também a forma correta de falar e escrever dados contendo números decimais.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
Esta aula aborda as grandezas e medidas de comprimentos e quilômetros analisando como fazer a conversão.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
A aula traz como tema central a resolução de operações com os números decimais, apresenta ainda estratégias de reconhecimento desses números, bem como, formas de resolução de problemas utilizando as quatro operações matemáticas.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
A aula traz como eixo central a resolução e elaboração de problemas envolvendo divisão com os números decimais, bem como, apresenta estratégias para efetuar as resoluções de forma coerente e precisa.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
A aula traz como tema central as medidas de comprimento, como também as estratégias para resoluções de problemas que envolva tal conteúdo.
(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
A aula aborda a execução de situação problema envolvendo operações de unidades de medidas, com ênfase nas “medidas de massa”.
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Esta aula aborda o conceito, exemplos e estratégias para resoluções de problemas que envolve as medidas das grandezas. Além disso, traz situações relacionadas a nossa vida cotidiana referente ao assunto apresentado
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Esta aula aborda questões sobre grandezas de medidas, detalhando situações-problemas com conversões, exemplo: quilograma, miligrama, centímetros, metros, quilômetros, hora e minutos.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
A aula aborda como tema central o uso de frações em reta numérica, como também apresenta estratégias para reconhecer e/ou identificar tais frações na reta numérica.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalente.
A aula aborda a continuidade da resolução de situações-problemas envolvendo operações com fração.
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Esta aula aborda o conceito e resolução sobre situação-problema envolvendo cálculos com frações equivalentes.
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Esta aula aborda estratégias para identificar uma fração na reta numérica, bem como, resolver problemas envolvendo adição e subtração em fração.
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Esta aula aborda compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias sobre “partes de inteiros” e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalente.
Esta aula aborda questões que envolvem grandezas de medidas, como: massa, temperatura, quilometragem, metros e centímetros, veremos ainda, conversões de medidas, além das situações-problemas contextualizados com o nosso dia a dia.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Esta aula aborda a resolução de problemas da matemática envolvendo cálculos de frações.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalente.
Esta aula aborda a resolução de questões da matemática envolvendo a multiplicação de frações. O professor apresenta estratégias para identificar e resolver os problemas, e realizar a leitura dos resultados obtidos.
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
Nesta aula serão abordadas operações com frações irredutíveis.
(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
Nesta aula o professor aborda sobre a resolução de problemas com as operações fundamentais e a potenciação, divisão de frações exercitando com realização de cálculos.
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
Esta aula aborda o conceito, exemplos e atividades sobre os númers decimais.
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.