Matemática
Esta aula aborda o Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de uma até cinco ordens).
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das dezenas de milhar.
Esta aula aborda a composição e decomposição do número a partir de material concreto.
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das dezena de milhar.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Esta aula propõe aprendizagem sobre o sistema de Numeração Decimal, destacando a leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais ( 1ª ordem até a 6ª ordem).
(EF05CI01)- Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Esta aula apresenta inicialmente uma breve revisão sobre ordens e classes numéricas (unidade, centena, dezena, etc…). Traz como tema central as propriedades das operações (adição e subtração), mostrando estratégias de identificar e resolver situações presentes em nossa vida cotidiana.
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
Esta aula aborda cálculos por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Esta aula aborda a localização de pessoas no espaço representados em desenhos e mapas (direita e esquerda).
(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.
Esta aula aborda a leitura, registro das medidas, intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano. Como também informa os horários de início e término, tomando como exemplo a realização de uma tarefa e sua duração.
(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Esta aula traz como tema central medidas de área e de massa. Apresenta ainda os conceitos envolvidos em tais medidas, bem como estratégias para resolução de questões que envolvem essas medidas.
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
A aula apresenta as propriedades das operações de matemática e os meios para resoluções de problemas envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
A aula aborda como eixo central as propriedades de igualdade, como também apresenta uma série de resolução de problemas envolvendo tal assunto, trazendo estratégias de resolver os problemas cotidianamente envolvendo as propriedades de igualdade.
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
A aula apresenta as propriedades das operações de matemática e os meios para resoluções de problemas envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Nesta aula você aprenderá a identificar, discutir e compreender as características dos números decimais, como também sua aplicação em situações do cotidiano.
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Esta aula aborda por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número para construir a noção de equivalência.
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
A aula aborda inicialmente uma breve revisão sobre a leitura de números decimais e como tema central traz o quadro valor de lugar, além disso, apresenta estratégias para identificação dos números nas casas de centena, dezena e milhar, com posterior a leitura.
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das dezenas de milhar.
Esta aula aborda de forma prática a igualdade, compreendendo os pesos e a importância do equilíbrio entre dois membros no adicionar, subtrair ou dividir.
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Esta aula aborda os conceitos sobre as figuras geométricas planas.
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.