Matemática
Nesta aula a professora conta e compara quantidades de objetos em torno de 20 elementos realizando a contagem, fazendo uso de objetos concretos, trabalhando a sequência dos números e representando as quantidades.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Esta aula traz como tema central, sequências repetitivas e recursivas, aborda que uma sequência nem sempre será compostas por números, podendo ser formadas por diversos objetos, como por exemplo, frutas. Bem como apresenta que as sequências podem ser formadas em ordem crescente ou decrescente.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Esta aula aborda a construção de sequencias numéricas crescentes e decrescentes tomando por base um número qualquer.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Esta aula aborda inicialmente uma breve revisão sobre a ordem crescente e decrescente dos números naturais. Apresenta também como tema central “a medição do tempo,” detalhando as formas de medir os dias, as semanas, meses e o ano. Assim como, exemplifica a quantidade de dias que possui uma semana, e quais os meses que formam o ano.
(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Esta aula busca compreender o valor posicional dos algarismos e relacionar os números do dia a dia com problemas matemáticos, além de comparar números naturais de até duas ordens.
(EF01MA01JUA) Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena.
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Esta aula aborda a construção sequencial de números naturais em ordem crescente e decrescente, veremos também como decompor alguns número naturais utilizando material dourado.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Está aula aborda figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas(círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Esta aula apresenta estratégias para resolução de problemas, envolvendo adição e subtração com os números naturais.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
Esta aula aborda a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Esta aula apresenta sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
A aula aborda a identificação, reconhecimento e construção de sequências numéricas com números naturais, em ordem crescente e/ou decrescente. Detalhando também as sequênciasque podem ser representadas por números ou objetos.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Esta aula aborda a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, indicando as mudanças de direção e sentido.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Nesta aula você irá conhecer, identificar e nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), reconhecendo-as em objetos do dia a dia.
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
A aula aborda a importância do uso de gráficos e tabelas na organização de dados coletados diariamente.
(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Esta aula aborda situações-problemas envolvendo sequências lógicas.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
A aula aborda de forma prática operações da matemática, envolvendo a multiplicação por 2 (ou o dobro).
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
A aula aborda a identificação de formas geométricas.
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Esta aula traz através de histórias/contos o estudo de situações-problemas envolvendo operações da matemática. Apresentando ainda, meios para identificar a situação-problema e resoluções de questões.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
Esta aula apresenta a construção de tabelas, como também, reforça a leitura e interpretação de dados.
(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Esta aula apresenta os números antecessores e sucessores, como também, detalha estratégias para identificar tais números em uma sequência numérica ou de objetos.
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.