História
A aula especifica o espaço, formas de registros do tempo, detalhando as reflexões sobre o sentido das cronologias, sendo a questão do tempo em sincronias e diacronias.
EF06HI01 – Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Esta aula aborda as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Esta aula aborda os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando‐os com o espaço geográfico ocupado.
Esta aula expõe como tema central a “modernidade”, além disso apresenta os objetos constituintes e a evolução da modernidade dentro do contexto histórico.
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
A aula aborda construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Esta aula aborda conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Esta aula aborda o contexto histórico da conquista das Américas pelo países da Europa a partir do final do século XV.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.