História
A aula aborda as características, processo de formação, historia e cultura dos povos nômades no desenvolvimento das atividades agrícolas.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
A aula traz como tema central as transformações ocorridas na sociedade, os processos de formação dos povos e culturas, como também a evolução da agricultura durante o surgimento da sociedade.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Esta aula aborda a história e a evolução dos meios de comunicação.
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
A aula aborda os processos de exclusões sociais e culturais causados pelo avanço tecnológico.
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Esta aula aborda uma dimensão lúdica, de encantamento; valorizá-los em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento; valorizá-los em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
Esta aula aborda as diferentes formas de registrar as informações ao longo do processo histórico. Apresentando ainda os principais tipos, mostrando a importância da evolução da escrita e da linguagem não verbal por meio de imagens rupestres.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
A aula aborda o processo de transição do nomadismo para a fixação das comunidades primárias.
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Esta aula aborda a evolução da agricultura e a alimentação de animais desde a pré-história, trazendo um resumo sobre estilo de vida nômade e o processo de migração para uma condição de vida permanente.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).