História
Nesta aula vamos fazer um passeio culinário pelas regiões brasileiras com o objetivo de identificar os grupos populacionais que formam nosso território.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Nesta aula vamos ver um pouco das festas populares regionais e suas participações na formação da nossa cultura.
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latinoamericanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Nesta aula a professora apresenta os tipos de serviços públicos, bem como quem são os responsáveis e qual a sua importância para o desenvolvimento de nossas vidas em sociedade.
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Esta aula aborda a compreensão do fluxo migratório dos nordestinos.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Esta aula apresenta a história, cultura, como também a formação do povos de Juazeiro – Bahia. Além disso expõe os pontos turísticos da região, o clima e o espaço geográfico da sua localização.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes monumentos, museus etc.) de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Esta aula aborda a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Esta aula apresenta como eixo central o processos migratórios, além de apresentar as características de cada processo; aborda ainda os motivos que levam a ocorrer tais processos, bem como a importância desses processos para o estabelecimento da sociedade e desenvolvimento da economia.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Nesta aula a professora aborda sobre os marcos históricos do lugar em que vive e nos leva a compreender seus significados.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes monumentos, museus etc.) de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
A aula apresenta o mapeamento de espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Esta aula aborda os espaços público e suas funções geográficas territoriais.
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Esta aula apresenta as relações de trabalho e lazer de acordo com o tempo e espaço. Além disso, detalha sobre a importância da manutenção sobre a qualidade de vida do indivíduo na sociedade.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.