História
Esta aula aborda e descreve práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades
Nesta aula a professora aborda os grupos sociais que estamos inseridos, mostrando como ocorre as relações entre eles e ainda detalha sobre o grupo familiar (sendo o mais importante dos grupos sociais).
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Esta aula aborda a distinção entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Esta aula aborda os tipos de moradia, vestimentas, meios de transporte e as transformações que ocorreram ao longo do tempo.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Nesta aula a professora aborda os marcos históricos da cidade de Juazeiro – BA, como: a origem de nomes que foram concedidos as ruas, a monumentos, praças, dentre outros.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Esta aula aborda as diferentes formas de trabalho existentes no campo (rural) e na cidade (urbano), apresentando as relações entre essas formas de trabalho quanto a disponibilidade de produtos e serviços para a população. E como um modo de trabalho depende do outro para que o produto chegue ao consumidor.
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Esta aula aborda histórias das famílias e as fontes de registro que usamos.
(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
Esta aula aborda os espaços público e suas funções coletiva.
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Esta aula aborda o conceito de trabalho e lazer explicitando mudanças ao longo do tempo.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Esta aula apresenta as profissões e suas mudanças ao logo do tempo.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Esta aula aborda a importância dos grupos socais na formação de uma comunidade.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Esta aula aborda as profissões e suas funções desempenhadas pelas pessoas que desempenham tal profissão, como também, apresenta a evolução dos profissionais.
(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.