Ciências
Esta aula aborda o equilíbrio termodinâmico e vida na terra, definindo a distinção entre temperatura e calor, como também define e exemplifica a propagação de calor.
EF07CI02 – Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
A aula aborda como eixo gerador os diferentes tipos de energia (renovável e não renovável), apresentando características e como identificar cada tipo, relacionando-os aos seus locais de uso: residências, industrias e/ou cidades.
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Esta aula expõe o conceito, tipo e identificação das temperaturas e calor, apresentando ainda as formas de condução/propagação de calor, como também a sua importância para nossa vida cotidiana.
(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Esta aula aborda os dois maiores grupos de fontes de energias (renováveis e as não renováveis). Identificando os recursos que podem ser reutilizados, considerados práticas limpas e as que usam matéria finita.
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Esta aula demonstra que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, como também discute os fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Esta aula aborda o conceito e função sobre o processo das transformações químicas.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Esta aula aborda a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI06JUA) Concluir, com base na análise de ilustrações, desenhos e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização das células.
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Esta aula aborda padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações das vegetações brasileiras.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
Esta aula aborda as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra da estrutura interna à atmosfera e suas principais características.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Nesta aula o professor aborda qual é o o papel do equilíbrio termodinâmico e sua relação com o planeta Terra.
(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
A aula aborda a importância das interações entre o sistema nervoso e o sistema locomotor na realização de atividades que o corpo humano realiza diariamente.
(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
Esta aula aborda o processo de interação existente entre o sistema nervoso e locomotor.
(EF06CI07JUA) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. Entender mecanismos elementares e básicos do comportamento das células nervosas.
Esta aula aborda os indicadores de saúde pública, como também, detalha as formas de interpretar as condições de saúde nas comunidades, relacionando com as políticas públicas de Estado, exemplo: programas de vacinação, medidas de prevenção e controle a doenças, dentre outros.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Esta aula aborda os indicadores e programas de saúde pública. Apresentando as principais doenças que acometem a sociedade, o modo de transmissão, bem como, os programas para conter essas doenças, como a prática da vacinação.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Esta aula aborda como tema central a disseminação de doenças infecciosas. Além disso, apresenta algumas doenças, sintomas, transmissão e os possíveis tratamentos.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.