Ciências
Esta aula aborda o assunto sobre “transformações químicas e físicas”.
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Esta aula apresenta a definição sobre as misturas homogênea e heterogênea com a utilização de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc..).
(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança
Esta aula aborda a temática sobre transformações físicas e químicas, como também as reversíveis e irreversíveis.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Esta aula aborda as variadas camadas internas e externas, que estruturam o planeta Terra e suas características.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
A aula aborda os diferentes métodos da separação de materiais, como por exemplo: a decantação e filtração.
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
A aula tem como eixo central os impactos ambientais, como também, as paisagens naturais e humanizadas e a ação do homem que pode afetar as paisagens provocando os impactos ambientais.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Esta aula aborda a importância de cuidarmos do nosso planeta e qual a consequência de um consumo desenfreado de recursos naturais e do descarte indevido dos resíduos em contrapartida veremos os benefícios da reciclagem de resíduos e a adequação no descarte, além de refletirmos sobre o consumo consciente.
(EF06CI04JUA) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. Identificar como deve ser feito o descarte de medicamentos ou produtos afins.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Esta aula aborda a importância de fazer refeições saudáveis, como também, relata ainda a ocorrência de distúrbios alimentares, que podem surgir decorrente a hábitos de alimentação irregulares e como esses distúrbios podem afetar na qualidade de vida.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
A aula aborda a relação de hábitos alimentares com a disponibilidade de alimentos relacionando-os aos problemas sociais, aos fatores relacionados a produção agrícola, entre outros. Mostra a importância da distribuição regular/igualitária dos alimentos para toda a população, evitando assim, alguns distúrbios alimentares, sejam pela falta ou pelo excesso de alimentos.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Esta aula aborda as substâncias psicoativas e seus efeitos colaterais.
(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Esta aula aborda as transformações de paisagens nas cidades e no campo ao longo do tempo, devido ao uso das tecnologias.
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades e no campo, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.