Ciências
Esta aula traz o tema central das características dos seres vivos (plantas e animais), mostrando o ciclo de vida, local de desenvolvimento e suas relações com o ambiente.
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Esta aula aborda as características dos materiais do cotidiano: madeira, algodão e lã. Definindo ainda sobre a flexibilidade e origem de cada material, como também os cuidados que devemos ter ao manusear cada um deles.
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Esta aula apresenta a definição sobre saúde, os cuidados e hábitos de higiene.
EF01CI03 – Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para manutenção da saúde.
Esta aula aborda a importância e os cuidados que devemos ter ao se expor ao sol, quais os horários que podemos nos expor e os riscos de receber a radiação solar sem tomar os devidos cuidados, veremos a diferença entre a luz natural e artificial.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Esta aula aborda a diversidade de materiais que estão presente em nossa vida cotidiana. Relaciona ainda, de qual matéria-prima os objetos são produzidos, interligando o tipo de matéria-prima com a característica do material.
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Esta aula aborda os movimentos cíclicos da Lua e da Terra, como também os períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas (estações do ano).
(EF04CI11) Associar os movimento cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
A aula aborda a construção de diferentes objetos a partir dos diversos materiais existentes. Apresenta ainda as características e o tipo de matéria-prima usada na construção de objetos.
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Essa aula aborda através de experiências e explicações sobre a densidade dos materiais.
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Esta aula aborda como tema central o sol. Apresentando a localização do sol no espaço, bem como as suas características. Traz também a importância do sol para a manutenção da vida no planeta terra, fazendo advertência aos problemas que o sol pode causar à pele humana, e os meios usados para se proteger das altas temperaturas proporcionadas pelo sol.
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Esta aula aborda os animais que formam o grupo dos vertebrados. Apresentando ainda especificamente as características dos animais que formam a classe dos anfíbios, como também, Traz o ciclo reprodutivo, de vida e o ambiente de vivência.
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.